Software de kanban: O que considerar na hora de escolher o seu

Escrito por Roberto Gil Espinha

19 Jan 2023

6 min de leitura

Para te ajudar a escolher o software kanban que melhor se encaixa as necessidades da sua empresa, detalhamos o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar as opções de mercado.

O quadro kanban é uma das ferramentas de gestão de tarefas mais utilizadas atualmente. Ele é baseado nos princípios da gestão ágil e da gestão visual, duas metodologias que auxiliam na gestão das tarefas de equipes que possuem um volume de trabalho muito intenso.

Dada a sua importância, hoje em dia há um vasto mercado de softwares de kanban para escolher e começar a fazer esse gerenciamento com o auxílio da tecnologia.

Antes de qualquer coisa é muito importante que você conheça o conceito de kanban. Por isso, se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, recomendamos que você leia nosso post Ferramentas de gestão de projetos: use a metodologia Kanban antes de prosseguir.

Mas se você já conhece e só quer saber o que considerar para escolher o melhor software de kanban, siga a leitura!

O que levar em conta na hora de escolher o melhor software de kanban?

Existem 6 coisas que você pode considerar para escolher o sistema kanban ideal, mas antes de mesmo de entender quais são elas, é sempre bom fazer uma análise do seu time.

Um kanban é excelente para ter mais organização e visão do que está sendo feito. Mas, antes mesmo de contratar uma ferramenta, procure entender se é um método que o time está precisando ou de um gerenciamento de equipe mais alinhado.

Agora que você já conferiu essa dica, vamos a parte que interessa. Confira abaixo o que levar em conta na hora de escolher o melhor software de kanban:

1. Quantidade de pessoas que vão utilizar o software kanban

Quando você pré-selecionar alguns softwares de kanban você poderá se deparar com os seguintes cenários:

Produto que segmenta os planos de acordo com a quantidade de pessoas que utilizarão o software;
Produto que simplesmente não comporta a utilização simultânea de um mesmo kanban por várias pessoas.

Por isso é muito importante você se fazer a seguinte pergunta: quantas pessoas utilizarão o kanban? Depois disso é preciso ter esse número em mente para contratar a ferramenta ideal para a sua equipe.

2. Quantidade de projetos simultâneos que serão gerenciados no software kanban

Outro cenário muito comum: equipes que fazem o gerenciamento de mais um projeto ao mesmo tempo e que, para isso, utilizam um kanban diferente para cada projeto.

Por isso é importante verificar se o software de kanban que você escolher está de acordo com as necessidades da equipe.

Algo que pode ajudar você nisso, é nosso material gratuito de Gestão à vista com Kanban Online. Clique no botão para abaixar e tenha certeza de que é isso mesmo que o seu projeto ou negócio precisa.

3. Personalização das colunas

O kanban, na sua estrutura básica, possui três colunas: “fazer”, “fazendo” e “feito”. No entanto, algumas equipes têm a necessidade de adicionar outras colunas, dependendo da área de atuação, como: “aprovação” “Sprint” ou “pendente”.

Por isso, o software de kanban de sua escolha deve se adaptar a essa demanda e permitir a criação de colunas personalizadas.

4. Gestão da produtividade

O kanban também pode servir como um indicador de produtividade! Isso porque cada cartão deve estar vinculado a uma pessoa, assim é possível acompanhar as entregas em tempo real e ao final de um projeto é possível balancear qual membro da equipe teve o melhor desempenho relacionado à produtividade.

5. Atribuição de data de entrega para cada cartão

É muito importante que o seu software de kanban permita atribuir datas de entrega nos cartões, isso possibilita que os membros da equipe tenham um controle sobre os prazos de entrega e sejam avisados sobre atrasos e pendências.

6. SaaS ou On-Premises?

Prese o que é melhor para a sua empresa: um sistema SaaS (Software as a Service), ou um On-Premises (software como produto).

Em um SaaS a sua equipe poderá acessar todo o kanban pelo navegador, como se fosse um site comum, o que traz algumas vantagens: facilita o acesso remoto, não exige muito da máquina e mais flexibilidade para todos os envolvidos.

Já no software On-Premises a sua equipe terá que instalar o sistema no computador para poder acessá-lo, o que acaba exigindo muito da máquina e dificultando a participação simultânea.

Para saber mais leia o nosso texto sobre As vantagens do Gerenciamento de Projetos na Nuvem!

O Artia, nosso software de kanban SaaS, possui essas e muitas outras funcionalidades, além de ter uma interface simples e intuitiva para gerenciamento dos cartões e colunas, como podemos ver a seguir:

Software de kanban: qual o melhor?

Agora que você já sabe tudo o que considerar para contratar um software de kanban, pode estar se perguntando qual o melhor sistema do mercado.

A verdade é que o produto ideal sempre será aquele que vai suprir a sua necessidade e se adaptar ao dia a dia. Com o Sistema Kanban do Artia você tem essas duas coisas.

A ferramenta conta com relatórios de resultado, agenda e um visão clara de tudo o que acontece dentro do time, além de outras funções que vão ajuda nisso, como:

Relatório de controle de horas em atividades;
Função com checklist;
Personalização da visão do quadro;
Comunicação centralizada;
Cronograma Gantt.

Além desses e outros benefícios, o suporte é gratuito e em português. Para saber mais sobre o Sitema Kanban do Artia, clique no botão abaixo e faça uma demonstração grátis.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Seu e-mail não será publicado.